Todo motorista está sujeito a levar uma multa de trânsito e quando isso acontece é importante saber como consultar as mesmas e efetuar o pagamento ou recorrer (nos casos em que você acredita que a multa foi injusta). A seguir vamos te dar dicas de como consultar e pagar as suas multas de trânsito. Tente não se estressar com as multas.
Consulta de Multas
O Detran (Departamento de Trânsito) de cada estado tem a sua própria forma de interagir com os motoristas. Mas, em geral o órgão oferece a possibilidade de fazer a consulta das suas multas através do site. Procure por um menu de consulta de multas, em geral o que se pede é a placa e o RENAVAM do carro para verificar a existência de multas.
O objetivo de permitir essa consulta online é diminuir o movimento no atendimento físico do Detran. Se no seu estado não tem essa consulta online você poderá também ir a uma unidade física do Detran para fazer essa consulta. Lembramos que o Detran envia uma carta para casa do infrator para lhe avisar a respeito da mesma. No entanto, quando você acredita que cometeu uma infração pode fazer a consulta online, nos estados que tem essa função ativa.
Como Pagar a Multa
Quando receber a carta informando a respeito da multa verifique a cor, a placa, a marca e o modelo do carro para ter certeza de que é seu. Nos casos em que o motorista discordar da multa poderá recorrer junto ao órgão autuador. Até a data estipulada o pagamento pode ser feito através da própria carta de Notificação de Infração de Trânsito.
Em caso de extravio ou perda da notificação é possível efetuar o pagamento através de Guia de Recolhimento de Multas (GRM) ou nos totens da instituição bancária responsável (essa informação consta no site do Detran do seu estado). Depois de passado o prazo de pagamento da notificação o pagamento somente poderá ser feito através de GRM.