Declarar o Imposto de Renda é necessário, mas pode parecer confuso para algumas pessoas. A seguir vamos explicar em detalhes como se dá esse procedimento. Informe-se a respeito de qual o valor de rendimento anual de corte para declarar ou não o imposto.
Passo a Passo Para Declarar Imposto de Renda
Comprovantes
Comece reunindo todos os comprovantes de pagamentos recebidos e que foram efetuados no ano que você irá declarar. Também é importante ter o informe de rendimentos do ano que passou que é disponibilizado pela empresa em que você trabalha ou para a qual presta serviço. Seu banco também precisa lhe enviar um informe com o saldo dos seus depósitos e aplicações.
Lembre-se também de guardar os recibos de compra e venda de imóveis, carros e ações para que seja possível comprovar junto a Receita Federal que esses bens se tornaram ou deixaram de fazer parte do seu patrimônio. É necessário informar eventuais lucros sobre esses bens.
Dica – Para poder aproveitar as deduções com saúde e educação tenha todos os recibos e notas fiscais das instituições.
Download do Programa Gerador da Declaração (PGD)
Todo ano a Receita Federal oferece uma versão do Programa Gerador da Declaração (PGD) para que o contribuinte faça o download e assim possa preencher as informações de maneira mais simples. Baixe no seu computador pessoal o programa e siga as instruções dele, um sistema bem intuitivo. Ainda é possível preencher os dados por meio de app Pessoa Física da Receita Federal que está disponível para iOS e Android.
Assim que terminar de preencher a declaração o programa irá te permitir enviar a declaração automaticamente gerando um recibo. Imprima o comprovante com o número do recibo.
Enviando ou Retificando as Informações do Imposto de Renda
Envie a sua declaração de Imposto de Renda o mais cedo possível, pois quanto antes enviar antes receberá a sua restituição. No caso de existir mais imposto a ser pago o programa irá te avisar e emitir o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) permitindo que você faça o pagamento através de vários canais bancários.
No caso de enviar a declaração de Imposto de Renda e perceber que cometeu um erro ou que deixou de preencher algo você pode fazer a correção através do envio de uma declaração retificadora. Acesse novamente o programa e informe o número do seu recibo e informe que a declaração feita agora é a retificadora.