O Cartão Cidadão permite ao indivíduo fazer a consulta de informações bem como fazer saques dos seus benefícios sociais e trabalhistas. Para ser mais seguro é um cartão magnético emitido pela Caixa Econômica Federal.
Para Quem se Destina o Cartão Cidadão
Esse cartão é destinado para cidadãos que tenham vínculo com o FGTS ou que sejam identificados no PIS como beneficiários de rendimentos ou abono salarial e também para aqueles que estejam recebendo pagamentos de Programas de Transferência de Renda como Bolsa Família entre outros e as parcelas do Seguro-Desemprego.
Operações
Com o Cartão Cidadão é possível fazer as seguintes operações: consulta de saldo e extrato do FGTS além do saldo de quotas do PIS; sacar de conta que esteja vinculada ao FGTS e para recebimento de benefícios a que se tenha direito.
Como Solicitar
A solicitação do Cartão Cidadão pode ser feita através de ligação para a central telefônica no número 0800-726-0207 ou ainda numa Agência Caixa. Contudo, para usar esse cartão é necessário que se tenha uma senha. A sua senha deverá ser cadastrada numa unidade lotérica ou mesmo numa agência da Caixa.
Documentos Necessários
Os documentos necessários para solicitar o seu Cartão Cidadão são:
RG (carteira de identidade);
CNH (novo modelo se estiver dentro do prazo de validade);
Carteira Funcional (a emissão dessa carteira é feito por instituições que tem fé pública como repartições públicas, órgãos de classe dos profissionais liberais entre outras);
CTPS (carteira de trabalho);
Identidade Militar;
Carteira de Identidade de Estrangeiros;
Passaporte.
Nos casos em que o documento apresentado pelo solicitante não se mostra o suficiente para identificar o mesmo a Caixa poderá pedir outros documentos. É possível ainda que se peça um documento de comprovação de endereço com o CEP da residência.
Prazo
O prazo para que o cartão seja entregue na casa do solicitante é de até 15 dias úteis.