Tirar Documentos

Tirar Documentos

Passo a passo e dicas sobre tirar os principais documentos (rg, passaporte, cpf, título de eleitor, cartões sus e cidadão, reservista, antecedentes), certidões e comprovantes pessoais e profissionais do Brasil.

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

Como Fazer Cartão do SUS

O cidadão de posse do cartão do SUS garante acesso a medicamentos e atendimento gratuito em unidades de saúde do país inteiro. Nós explicamos como tirar o seu cartão para ter acesso a esses benefícios.

O cartão SUS (Sistema Único de Saúde) é o cartão que garante aos cidadãos atendimento nas Unidades de Saúde e Hospitais do Brasil que fazem parte da rede do Sistema Único de Saúde (SUS). A apresentação desse cartão ajuda a alimentar o banco de dados em que são gravadas as informações do paciente como o tratamento que ele faz e quais os profissionais de saúde que o atenderam bem como outras.

O cidadão de posse do cartão do SUS tem direito a ser atendido em qualquer Unidade de Saúde ou Hospital do Brasil que seja filiado ao SUS. Também é possível ter acesso a tratamentos médicos e medicamentos gratuitos com esse cartão.

Onde Fazer o Cartão do SUS?

A emissão do cartão é feita na maioria dos municípios do Brasil geralmente pela Secretaria de Saúde municipal. Contate a prefeitura da sua cidade para se informar a respeito do local em que deve tirar o seu Cartão do SUS. A emissão do cartão é gratuita.

Quem Pode Tirar?

Qualquer pessoa tem o direito de tirar o Cartão do SUS. Basicamente o interessado deve ir ao local estipulado pela Secretaria de Saúde do seu município com os documentos necessários.

Documentos Necessários

RG;

CPF;

Certidão de nascimento (para solteiros) ou certidão de casamento (para casados, divorciados e viúvos).

Comprovante de residência (solicitado em alguns municípios).

Como Fazer Segunda Via do Cartão do SUS

Se você perdeu ou teve o seu Cartão do SUS furtado, roubado ou danificado pode solicitar uma segunda via. Vá até a Unidade de Saúde que emitiu o seu Cartão do SUS no seu município e solicite a segunda via. O cartão fica na hora.

Dica – Se você não sabe qual é a Unidade de Saúde responsável pela emissão do cartão SUS no seu município pode entrar em contato com o Departamento de Saúde da sua cidade ou diretamente com a prefeitura. 

Tirar Documentos

Dicas mais acessadas