Tirar Documentos

Tirar Documentos

Passo a passo e dicas sobre tirar os principais documentos (rg, passaporte, cpf, título de eleitor, cartões sus e cidadão, reservista, antecedentes), certidões e comprovantes pessoais e profissionais do Brasil.

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

Como Fazer Passaporte para Menores

Viagens internacionais que envolvam menores de idade exigem vários procedimentos burocráticos. Um dos procedimentos é o de fazer o passaporte do menor, a seguir vamos explicar como funciona este processo.

Viagens internacionais com crianças ou adolescentes menores de idade exige vários procedimentos burocráticos. Um desses procedimentos é fazer o passaporte do menor, a seguir vamos explicar como isso pode ser feito.

Procedimento Diferenciado

O procedimento para retirada do passaporte para menores de 18 anos de idade é diferente do procedimento para adultos. Os documentos exigidos são:

Certidão de Nascimento do menor – deve ser a original;

RG (original) de ambos os pais.

CPF (original) de ambos os pais.

Quando um dos pais não puder comparecer para fazer a solicitação é necessário que haja uma Carta de Autorização com firma reconhecida em cartório.

GRU devidamente paga.

Passo a Passo

Primeiro Passo

Comece fazendo o requerimento do passaporte do menor através do site da Polícia Federal em http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/passaporte.

Segundo Passo

Escolha a opção Emissão de Passaporte e preencha o formulário com os dados solicitados. Depois finalize o preenchimento escolhendo a cidade em que deseja ser atendido.

Terceiro Passo

A GRU será gerada com o valor de R$ 156,07, esse valor é cobrado para fazer a emissão de um passaporte novo. É necessário pagar a GRU até a sua data de vencimento em qualquer agência bancária do país ou por meio de Internet Banking. Também será gerado o Protocolo de Solicitação de Documento de Viagem.

Quarto Passo

Depois de pagar a guia e estar com o protocolo em mãos você deverá fazer o agendamento/entrega dos documentos por meio do site da Coordenação de Imigração. Preencha no formulário o CPF do responsável, o código do seu protocolo de Solicitação do Documento de Viagem e a data de nascimento do requerente. Na sequência escolha a opção “Agendar Atendimento” e escolha o local, a data e o horário para ser atendido.

Quinto Passo

No dia que você agendou vá ao local escolhido com os documentos necessários. O menor também precisa estar presente na entrevista.

Tirar Documentos

Dicas mais acessadas