Tirar Documentos

Tirar Documentos

Passo a passo e dicas sobre tirar os principais documentos (rg, passaporte, cpf, título de eleitor, cartões sus e cidadão, reservista, antecedentes), certidões e comprovantes pessoais e profissionais do Brasil.

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

Como tirar 2ª Via de RG

Você pode solicitar a segunda via do RG se deseja atualizar a foto ou o nome do portador, quando a cédula do documento está em mau estado de conservação ou danificada, em caso de perda, roubo, extravio ou furto.

O RG (Registro Geral) é o documento de identificação civil mais importante que existe e no caso de perda, roubo, extravio ou outros é necessário que o cidadão solicite uma segunda via. A seguir vamos explicar melhor como tirar a 2ª via da carteira de identidade, quais os documentos necessários enfim como proceder.

Quando Pode Solicitar 2ª Via

Os casos em que você pode solicitar a segunda via do RG são para atualizar a foto ou o nome do portador; quando a cédula do documento está em mau estado ou danificada; em caso de perda, roubo, extravio ou furto.

Documentos Para Brasileiros Natos

Serão solicitados os documentos abaixo:

02 fotos 3x4 colorida ou preto e branco;

Certidão de Nascimento original (pode ser uma cópia autenticada) e uma (01) cópia simples – para solteiros.

Certidão de Casamento original (pode ser uma cópia autenticada) e uma (01) cópia simples – para casados, divorciados e viúvos.

Os documentos deverão ser apresentados no posto de identificação e será necessário pagar uma taxa.

Custo Para Tirar 2ª Via do RG

Para fazer a solicitação da 2ª via do RG será necessário que o solicitante recolha uma taxa no Banco do Brasil ou Banco Santander. No estado de São Paulo o valor é de R$ 29,06. Informe-se no seu estado.

Isenção de Taxa

Nos casos em que ocorreu furto ou roubo do RG é possível ter isenção do valor de recolhimento. Para isso é necessário apresentar o Boletim de Ocorrência policial junto com os documentos.

Também tem isenção da taxa indivíduos que se declarem pobres mediante assinatura do termo de declaração de pobreza que é fornecido ao cidadão no posto de identificação. É possível baixar o modelo de declaração de pobreza acessando http://guiadocumentos.com.br/declaracao-de-pobreza-baixe-o-modelo-que-precisa/; desempregados que estejam há mais de 3 meses sem um trabalho registrado, homens acima de 65 anos e mulheres acima de 60 anos.

Ainda estão isentos cidadãos que solicitem a correção de erro de digitação desde que reclamem do mesmo nos primeiros 90 dias contados a partir da data de recebimento.

Tirar Documentos

Dicas mais acessadas