Tirar Documentos

Tirar Documentos

Passo a passo e dicas sobre tirar os principais documentos (rg, passaporte, cpf, título de eleitor, cartões sus e cidadão, reservista, antecedentes), certidões e comprovantes pessoais e profissionais do Brasil.

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

Como Tirar Antecedentes Criminais

O documento popularmente conhecido como Certidão de Antecedentes Criminais serve para informar se o cidadão tem registros criminais. Vamos te ensinar como tirar a sua certidão de antecedentes de maneira simples e prática.

O documento conhecido como Certidão de Antecedentes Criminais informa se o cidadão em questão tem registros criminais. Pode ser solicitada essa certidão em algumas ocasiões como a efetivação num novo trabalho, por exemplo. A seguir vamos ensinar como tirar a sua certidão de maneira simples e prática.

Onde é Feita?

É possível solicitar a sua Certidão de Antecedentes Criminais através do site da Polícia Federal http://www.dpf.gov.br/servicos/antecedentes-criminais. Clique no menu Emitir para fornecer os dados e ter a emissão on-line feita. O site é bastante intituitivo e possui um menu de Validação que pode ser usado para validar a autenticidade da certidão emitida. Quem preferir pode fazer a solicitação presencialmente num posto de atendimento do instituto de identificação.

Quando Retirar?

Em geral essa certidão é retirada por pessoas que foram aprovadas em concurso público e necessitam dela para poder assumir o cargo. A certidão tem validade de 90 dias que começa a contar da data em que foi emitida. Sendo assim depois de passado esse prazo se torna necessário emitir uma nova certidão.

Quem Pode Solicitar?

O indivíduo interessado pode fazer a solicitação pessoalmente dessa certidão. Já no caso da certidão pela internet é possível que qualquer cidadão que informe os dados do interessado que são pedidos pelo site faça a requisição da certidão.

Custo

Pela internet a emissão da certidão é gratuita, no caso de solicitar a certidão num posto de atendimento do instituto de identificação podem ser feitas cobranças de taxas.

O Procedimento

Quando a certidão é emitida através do site da Polícia Federal é necessário que a autenticidade da mesma seja confirmada no mesmo site. Quando a solicitação é feita num posto de atendimento do instituto de identificação do estado o interessado deverá comparecer com o original e a cópia do RG (Carteira de Identidade) e Certidão de Casamento quando for necessário. 

Tirar Documentos

Dicas mais acessadas