Tirar Documentos

Tirar Documentos

Passo a passo e dicas sobre tirar os principais documentos (rg, passaporte, cpf, título de eleitor, cartões sus e cidadão, reservista, antecedentes), certidões e comprovantes pessoais e profissionais do Brasil.

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

Como tirar Certidão de Casamento

O casamento é um dos momentos mais felizes da vida mas também é momento de pensar em questões práticas e burocráticas. A seguir vamos te ensinar a como tirar certidão de casamento.

O casamento é um dos momentos mais felizes da vida de um casal apaixonado, mas mesmo nesse momento é necessário pensar em questões práticas e burocráticas. A seguir vamos te ensinar a como tirar certidão de casamento.

O Procedimento

Para começar procure por um Cartório de Registro de Pessoas Naturais que fique próximo a sua residência. Após escolher o cartório leve ao mesmo a documentação necessária para dar entrada no processo. Os noivos precisarão se submeter a um processo de verificação para que o cartório tenha certeza de que ambos estão desimpedidos e podem casar.

Documentos Necessários Para Solteiros:

Certidão de Nascimento;

Carteira de Identidade (RG);

Comprovante de residência;

Duas testemunhas – podem ser parentes ou não desde que maiores de 18 anos e que conheçam o casal, essas pessoas devem atestar que os dois não tem impedimento para se casar.

Documentos Necessários Para Divorciados:

Quem é divorciado e deseja se casar deverá levar além dos documentos acima citados a Certidão de Casamento com Averbação do Divórcio.

Documentos Necessários Para Viúvos:

Além dos documentos exigidos leve a Certidão de Casamento e a Certidão de Óbito do cônjuge falecido.

Taxas

Será necessário efetuar o pagamento de taxas que são a taxa de processo e a taxa de regime de bens. O regime de bens deverá ser estabelecido no momento em que for dar entrada no processo. Cada cartório estabelece o seu próprio valor para esse serviço, o preço varia de região para região.

Cerimônia

O casal poderá dar entrada no processo no cartório mais perto da sua casa e marcar a cerimônia para um outro local como um salão de festas. Se essa for a sua escolha a cerimônia será celebrada por um Juiz de Paz.

Menores de Idade

Pessoas que sejam menores de 18 anos e maiores de 16 anos podem se casar desde que os pais deem seu consentimento. Os pais ou responsáveis devem comparecer no cartório para assinar o Termo de Consentimento. Quando um dos pais do menor é falecido é necessário levar a certidão de óbito do mesmo ao cartório. Em caso de pais desaparecidos é necessário levar testemunhas maiores de 18 anos para atestar o desaparecimento. 

Tirar Documentos

Dicas mais acessadas