Tirar Documentos

Tirar Documentos

Passo a passo e dicas sobre tirar os principais documentos (rg, passaporte, cpf, título de eleitor, cartões sus e cidadão, reservista, antecedentes), certidões e comprovantes pessoais e profissionais do Brasil.

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

Como tirar RG

O RG (Registro Geral) é o documento mais importante de identificação civil e popularmente é nomeado de carteira de identidade. Veja os passos para tirar seu rg de forma rápida e simples.

O RG (Registro Geral) é o documento mais importante de identificação civil e pode ser chamado também de carteira de identidade. Trata-se do documento básico de brasileiros natos ou naturalizados.

Como Tirar o RG

A expedição desse documento é feita pela Secretaria de Segurança Pública de cada Estado e dessa forma é necessário procurar o prédio da Delegacia de Polícia Civil da sua cidade ou então da cidade mais próxima. Não existe idade mínima para tirar o RG, o documento pode ser solicitado a qualquer momento. Porém, atenção, pois esse documento é o documento básico de identificação e por isso deve ser tirado o mais cedo possível.

Custo

Em geral a primeira via do documento não tem custo, contudo, tem alguns estados que podem cobrar uma taxa para a emissão do documento.

Documentos Necessários Para Tirar RG

Confira a lista de documentos para cada caso para tirar o RG:

1ª Via de RG para Brasileiros Natos:

O próprio interessado deve fazer a solicitação.

- 02 fotos originais 3X4 que pode ser colorida ou preto e branco.

- Certidão de Nascimento original e 01 cópia simples (é possível apresentar uma cópia autenticada) – Esse documento é obrigatório para solteiros.

- Certidão de Casamento original e 01 cópia simples (é possível apresentar uma cópia autenticada) – Esse documento é obrigatório para homens e mulheres casados ou viúvas que tenham alterado o sobrenome; para homens e mulheres que estejam legalmente divorciados com as averbações e para quem é casado no exterior com casamento legalizado no Brasil.

CPF – Cadastro de Pessoas Físicas (opcional, apenas se o interessado desejar ter o número do CPF no seu RG).

Menores de 16 anos

Nesse caso os interessados deverão ir ao posto de identificação acompanhados do responsável legal e com os documentos solicitados para tirar o RG. O responsável legal deve estar de posse do documento de identificação original. É considerado responsável legal o pai ou a mãe, o tutor, guardião ou acompanhante autorizado pelo juízo da Infância e Juventude. 

Tirar Documentos

Dicas mais acessadas