Mudar de imóvel sempre traz algumas burocracias que apesar de serem um pouco incômodas tem grande importância para a sua tranquilidade no futuro. Uma das burocracias que não podem deixar de ser feitas é a transferência de titularidade da conta de luz. A seguir vamos ensinar como fazer essa transferência.
O Que Fazer Para Transferir a Titularidade da Conta de Luz
A primeira coisa que você deve saber é que mudar o nome do titular da conta de luz é um procedimento relativamente simples e gratuito. Basicamente você deverá estar munido dos documentos necessários e ir a um posto de atendimento da companhia elétrica da sua cidade. Quem preferir poderá consultar o procedimento pela internet.
Transferência Pessoa Física
Para fazer a transferência da conta de luz de pessoa física você precisará dos seguintes documentos:
CPF do solicitante;
RG ou outro documento com foto do solicitante;
Contrato de aluguel do imóvel ou escritura de compra e venda do imóvel.
Importante – Quando existe débito a transferência somente poderá ser feita depois que houver quitação do mesmo.
O procedimento poderá ser feito online ou em postos de atendimento da companhia elétrica do seu estado.
Transferência Pessoa Jurídica
O procedimento é quase o mesmo daquele realizado para transferência de pessoa física com a diferença de que se trata de uma empresa. Dessa forma é necessário apresentar documentos que comprovem que a empresa está regular. Confira os documentos:
Documento de CPNJ;
Inscrição estadual ou municipal;
Contrato de aluguel ou contrato de compra e venda do imóvel.
Se a empresa enviar um funcionário para fazer essa transferência será necessário que ele tenha um documento que o autorize a fazer tal procedimento. O funcionário ainda terá que apresentar o seu RG e CPF (cópia e original).
Tempo
Normalmente a alteração já é feita na conta de luz seguinte gerada. No caso de o fechamento da fatura acontecer em menos de 20 dias úteis pode ser que a alteração ocorra somente na segunda conta gerada depois do procedimento.